Eventos‎ > ‎

Sociais

Trotão da UFVJM 2011

postado em 4 de mai de 2011 14:52 por André Silva   [ 4 de mai de 2011 15:48 atualizado‎(s)‎ ]

No próximo sábado, dia 7 de maio de 2011, ocorrerá, em Diamantina, uma das maiores festividades universitárias da cidade, o “Trotão”. Patrimônio dos discentes da UFVJM, a festa conta com a adesão em massa dos estudantes da região. Reunidos em diferentes repúblicas, os foliões realizam uma concentração, saindo, então, às ruas de Diamantina. As repúblicas participantes do trotão deste ano são: Galinheiros, SokanelaForte, Dionísios, BRS, Pocilga, Chiquita Bacana, Los Kengos e TTM.

Nos anos anteriores, o destino final do trotão era o centro histórico de Diamantina, na Rua da Quitanda. Este ano, entretanto, o destino final será no Campo do Tijuco, onde os foliões celebrarão ao som de bandas ainda por serem oficialmente definidas.

O encontro dos estudantes está marcado para as 15h na porta do Campus I, na Rua da Glória, seguindo até o Campo do Tijuco, com chegada prevista para as 16h30. A venda de ingressos está sendo feita por comissários e repúblicas parceiras por um pequeno valor para ajuda no custeamento das contas do DCE.

Em redes sociais e juntamente à venda dos ingressos, o Diretório Central do Estudantes (DCE) da UFVJM está distribuindo a cartilha abaixo anexada em relação à realização do evento.

Por: André Silva

Carnaval Diamantina 2011

postado em 21 de mar de 2011 13:42 por André Luiz Covre   [ 22 de mar de 2011 16:03 atualizado‎(s)‎ ]

Mais uma vez, o carnaval de Diamantina agitou a região do Vale do Jequitinhonha. Pessoas do Brasil inteiro vieram curtir o que a prefeitura municipal da cidade acredita ser o maior evento gerador de fluxo turístico para essa região. Conhecida por ser um “Patrimônio Cultural da Humanidade”, Diamantina no período de 4 a 8 de Março abriu mão do seu tradicional turismo para dar espaço a uma das mais famosas festas carnavalescas do Brasil.

Foliões vindos de todas as partes do país e do exterior puderam desfrutar de atrações ao longo dos cinco dias, como o desfile dos famosos blocos caricatos, shows na Praça do Mercado Velho, Beco do Motta, Largo Dom João entre outros conhecidos pontos turísticos da cidade. As festas que se estendiam entre 18h até ás 7h da manhã do dia seguinte podiam ser prolongadas nas republicas da cidade ou no “Bar do Titi”.

As principais atrações foram as bandas Batcaverna e Bartucada. Estas bandas, devido a sua irreverência e originalidade, conquistaram foliões de todo o país. No segundo e no ultimo dia de carnaval os foliões participaram do ápice da atração: a descida na tirolesa do famoso Batman.

Contudo, apesar da grande festa realizada pela cidade e dos lucros obtidos, é indiscutível que Diamantina, sendo ela uma cidade histórica, ano após ano vem sofrendo um desgaste irreparável no que a torna uma cidade “Patrimônio Cultural da Humanidade”. O que resta saber é se realmente a busca destes lucros compensa a depreciação que ocorre nestes cinco dias de festa.

1-2 of 2