Eventos‎ > ‎Científicos‎ > ‎

O BC&T no UAI PET

postado em 29 de abr de 2011 12:54 por André Luiz Covre

Ocorreu, entre os dias 18 e 20 de Março, a terceira edição do UAI PET, encontro dos grupos PET ( Programa de Educação Tutorial) de Minas Gerais, na Universidade Federal de Juiz de Fora. O evento contou com a participação de mais de 300 petianos e teve como temática “a integração dos PETs de Minas”,   tema extremamente relevante, visto que só no estado de Minas Gerais existem cerca de 60 grupos PETs distribuídos em 12 instituições.

“O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão. Formado por grupos tutoriais de aprendizagem, o PET propicia aos alunos participantes, sob a orientação de um tutor, a realização de atividades extracurriculares que complementem a formação acadêmica do estudante e atendam às necessidades do próprio curso de graduação. O estudante e o professor tutor recebem apoio financeiro de acordo com a Política Nacional de Iniciação Científica.” [1]

O objetivo do evento realizado foi proporcionar a troca de experiências, a socialização e o crescimento dos grupos do Estado de Minas Gerais, buscando o aprendizado e maior desenvolvimento das atividades dos mesmos. O evento contou com uma programação bastante diversificada com Palestras Motivacionais, Apresentação de Trabalhos, a Reunião de Tutores, e os Grupos de Trabalho e Discussão (GTDs), com temas importantes como: Atividades do PET, Unificação das Universidades Mineiras, Nova Portaria e as Dificuldades Enfrentadas pelos Grupos PET.

A UFVJM conta com seis grupos PET, sendo que quatro participaram do evento: PET Odontologia no Vale, PET Química, PET Evasão e Retenção e PET Ciências Biológicas. Alunos do curso de Ciência e Tecnologia, Artur Fernandes(4º período) e Gabriel Rodolpho Freitas(3° Período), petianos do grupo Evasão e Retenção, que tem como tutor o professor Carlos Ignácio, participaram do evento.

No encerramento do evento, durante a plenária, entrou em discussão aonde ocorreria o próximo UAI PET. E com grande apoio e euforia dos participantes, a candidatura de Diamantina foi citada, e colocada como candidata condicional, sendo que esta esperaria uma resposta oficial da UFVJM para análise do pedido. No dia 1º de Abril a proposta foi aprovada e a UFVJM sediará o próximo UAI PET, que será realizado no 1º semestre de 2012.

 

 

[1] http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12223&Itemid=480

Comments