Eventos‎ > ‎Científicos‎ > ‎

BC&T participa do CONEEQ BH 20 Anos

postado em 17 de mar de 2011 11:06 por Gabriel Lima de Freitas   [ atualizado em 25 de mar de 2011 14:49 por André Silva ]

O XX Congresso Nacional dos Estudantes de Engenharia Química (CONEEQ) foi realizado na cidade de Belo Horizonte entre os dias 16 e 22 de Janeiro de 2011 na Universidade Federal de Minas Gerais. O congresso reuniu cerca de 1200 estudantes de todo o país e contou com a participação de alunos do curso de Ciência e Tecnologia da UFVJM.

Com o tema “Produtos e Serviços de Excelência do Brasil”, o CONEEQ BH 20 Anos proporcionou aos congressistas a troca de experiências e a busca de novos conhecimentos que foram sem dúvidas importantes para a formação dos estudantes ali presentes. O evento contou com uma série de palestras, mini-cursos, visitas técnicas, mesas redondas, mostra de iniciação científica, eventos culturais e exposição empresarial com profissionais qualificados e empresas reconhecidas. A VALE e a BRASKEN participaram como as patrocinadoras do evento, e realizaram exposição empresarial que possibilitou aos participantes o contato com profissionais destas, a fim de explorar oportunidades e carreiras disponíveis no mercado da Engenharia Química. Também foram montados estandes nos quais as empresas tiveram a chance de divulgar os seus programas de estágios e trainee para os congressistas, além de expor seus produtos e serviços.

Depoimento da discente Priscila Jardim

"Eu estava desanimada em relação ao curso, participar do CONEEQ-BH foi ótimo para ter certeza que realmente eu queria fazer Engenharia Química. Assisti as palestras específicas, que me abriram os olhos sobre as áreas de atuação do engenheiro. O mercado é muito amplo! Sem contar com as festas do congresso, que são ótimas.Valeu a pena!"

Diversos assuntos foram trabalhados nos mini-cursos ofertados. Energias renováveis, Produção de Hidrogênio, Energia Nuclear: Ciência Fascinante + Tecnologia de Ponta = Economia Sólida e A Engenharia a serviço da vida e Petróleo no Pós-Sal e Pré-Sal: do Upstream ao Downstream foram alguns dos 23 mini-cursos oferecidos por profissionais de todo país. O ultimo, Petróleo no Pós-Sal e Pré-Sal: do Upstream ao Downstream, ofertado pelo Engenheiro Paulo Gustavo Luz – representante da empresa Petróleo e Gás – Tecnologia e Conhecimento, mostrou aos congressistas os produtos e serviços da indústria global do petróleo, o impacto do pré-sal no mercado de energia global e brasileiro, a logística do petróleo e do gás natural da retirada do poço até o usuário final, os cenários de oferta e demanda do petróleo e energias renováveis de 2010 a 2100 e também a empregabilidade, a respeito da demanda de jovens no segmento de energia mostrando as oportunidades e o profissional que o mercado necessita.

Em oito visitas técnicas da área, foi possível verificar o que se tem aprendido nas universidades e visto na prática. Empresas como a White Martins, Magnesita, Cimentos Liz, Stepan e Copasa foram algumas que ofereceram um espaço para que os congressistas conhecessem as suas instalações e descobrissem como era realizado alguns processos de produção tão quanto processos industriais.

Pela primeira vez participando do congresso, a UFVJM foi representada com 16 alunos do curso de Ciência e Tecnologia: Helena Lucena, Gabriel Rodolpho, Raphael Esteves, Glauber Freire, Mateus Felipe (3º Período) e Priscila Jardim, Cristina, Camila Bettine e Guilherme Nascimento (2º Período) foram alguns destes alunos que prestigiaram o evento. Esta participação é de suma importância para o desenvolvimento dos alunos, principalmetne no que se refere a escolha e decisão da área em que irão seguir após a conclusão do BC&T, já que a Engenharia Química é um dos cursos ofertados para quem conclui o bacharelado na universidade.
A 21ª edição do CONEEQ ocorrerá na cidade de Natal/RN na Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2012.

Gabriel Rodolpho Lima de Freitas – 3º Período – BC&T

Mesa Redonda

Congressistas: Mateus Felipe, Glauber Freire, Gabriel Rodolpho,
Raphael Esteves, Gabriela Isabelita (UIT) e Helena Lucena.

Visita Técnica a indústria Cimentos Liz.

Evento Cultural "Boas Vindas ao CONEEQ BH 20 Anos": Priscila Jardim, Glauber Freire, Raphel Esteves, Gabriela Isabelita (UIT), Gabriel Rodolpho, Helena Lucena, Cristina e Camila Bettine.