Eleições ICT/BC&T


Eleições dia 28! Não deixem de participar.

postado em 26 de jun de 2011 13:56 por Jornal BC&T

No dia 17/06/2011, no Auditório do campus I, foram apresentadas as propostas dos candidatos à Direção e Vice-Direção do ICT e dos candidatos à Coordenação e Vice-Coordenação do BC&T. Os candidatos tiveram 20 minutos para apresentarem suas propostas e 30 minutos para responderem perguntas dos presentes no evento. Uma pequena parte da comunidade acadêmica compareceu e principalmente a participação dos alunos deixou a desejar. A apresentação das propostas nos permite ter uma idéia do que podemos esperar do Instituto e do Curso, assim como dos novos cursos de Engenharia. Participar do processo eleitoral e ouvir as propostas é essencial para eventuais cobranças e questionamentos aos que administram nosso curso.

As Eleições serão realizas no dia 28/06/2011 no Saguão de entrada do pavilhão de aulas no Campus JK, de 08h30 as 15h00. Lembramos que para a coordenação votam somente os docentes. 

Para votar basta levar um documento de identidade ou carteirinha da biblioteca. Como são chapas únicas é necessário que as mesmas obtenham mais de 50% dos votos, caso isso não ocorra será aberto um novo edital.

Abaixo você pode ler os textos contendo as propostas apresentadas pelos candidatos. Além disso, é possível fazer o download dos slides apresentados pelos candidatos à Direção e Vice Direção do ICT.


Proposta de Trabalho (Paulo César e Lucas)


            O Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) é uma unidade nova que tem passado por diversas transformações e expansões, tanto na infraestrutura física quanto na estruturação acadêmica, com a  consolidação do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) e na implantação das Engenharias. Isso sem levar em conta a criação de cursos de pós-graduação num futuro bem próximo.Para que isso aconteça de uma forma organizada é necessário planejamento e muito trabalho.  É pensando nisso que apresentamos nossos nomes e proposta de gestão para a direção de nossa unidade para o período 2011-2015.

          As propostas apresentadas se destinam a implementação de ações nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administrativas no âmbito do ICT, com vistas a torná-la uma unidade com maior inserção na comunidade (interna e externa) e com destacada atuação na UFVJM.

 

POLÍTICAS PARA A GRADUAÇÃO

1.    Auxiliar em ações que promovam integração entre os currículos dos cursos do BC&T e das Engenharias  dando maior flexibilidade para os estudantes.

·      Realizar reuniões sistemáticas com os coordenadores do BC&T e das engenharias.

2.    Viabilizar a participação dos estudantes em eventos externos à UFVJM, pertinentes ao ensino de graduação, principalmente ampliando os campos de estágios.

·       Estabelecer parcerias e convênios de estágios com empresas e instituições.

3.    Viabilizar a participação dos estudantes em eventos externos à UFVJM  pertinentes pesquisa e inovação.

·       Fazer gestão no sentido de ajudar, principalmente com o transporte, a participação dos estudantes em eventos.

4.    Apoiar o desenvolvimento de políticas de ensino, incentivando eventos e programas de formação docente.

·       Fazer gestão junto a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e aos demais setores responsáveis por tais políticas.

 

POLÍTICAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO

1.     Apoiar a criação de “grupos emergentes de pesquisa”, como embriões de programas de pós-graduação.

·       Fazer gestão junto aos docentes no sentido de mostrar a importância de tal ação para o futuro da comunidade acadêmica do ICT.

2.     Auxiliar na criação de programas de pós-graduação do ICT: mestrados (acadêmicos e profissionais) e doutorados.

·       Fazer gestão junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

3.     Incentivar a interdisciplinaridade nas atividades de pesquisa e pós-graduação.

·       Motivar os docentes a trabalhar em grupos.

4.     Incentivar, fortalecer e apoiar políticas de qualificação do corpo docente.

·       Estabelecer um planejamento dentro do próprio ICT.

5.     Incentivar programas de pós-graduação com linhas temáticas orientadas a qualificação do nosso pessoal técnico-administrativo, com o intuito de ampliar a qualificação de nosso corpo técnico.

·       Fazer gestão junto a outras unidades e setores da UFVJM.

·       Incentivar os próprios servidores a se qualificarem.

6.     Promover o estabelecimento de parcerias com instituições de pesquisa.

·      Fazer gestão junto a instituições públicas e privadas.

7.     Estabelecer intercâmbios com empresas para captar recursos para desenvolver novas tecnologias.

·      Melhorar a rede de contatos com as instituições de fomento públicas (FAPEMIG, CNPq, ...).

·      Melhorar a rede de contatos com as instituições privadas.

8.     Incentivar e promover a realização de eventos que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico.

·         Incentivar a comunidade científica para a realização de eventos de caráter científico e tecnológico.

·         Fazer gestão junto a órgãos de fomento para promover eventos.


POLÍTICAS DE EXTENSÃO E CULTURA

1.     Incentivar a realização de atividades que contribuam para o desenvolvimento cultural, social, político, econômico e da formação de indivíduos.

·      Incentivar a comunidade acadêmica sobre a importância dessas atividades.

2.     Incentivar e apoiar projetos de extensão, cultura e esportivos direcionados aos servidores docentes, técnico-administrativos, estudantes.

·      Fazer gestão no sentido de ajudar, principalmente com o transporte, na participação dos estudantes em eventos.

·      Fazer gestão junto a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX).

3.     Ampliar a participação da comunidade acadêmica do ICT em atividades de extensão como parte integrante da formação acadêmica dos discentes, valorizando atividades práticas.

·       Fazer gestão no sentido de ajudar, principalmente com o transporte, na participação dos estudantes em eventos.

·       Fazer gestão no sentido de auxiliar a participação de servidores (técnicos e docentes) a participarem desses projetos.

4.     Incentivar a implantação de projetos junto às escolas de ensino médio e fundamental.

·       Fazero gestão de incentivo e conscientização da comunidade acadêmica do ICT quanto a importância de tais projetos para a comunidade.

·       Estabelecer parcerias entre o ICT, as Pró-Reitorias, a Superintendência de Ensino e as escolas.


POLÍTICAS PARA ADMINISTRAÇÃO

1.     Propor e implementar o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), com o objetivo de nortear o seu crescimento e melhorar a capacidade decisória.

·       Propor uma agenda de discussão junto a comunidade acadêmica do ICT.

·       Levantar os principais pontos da discussão.

·       Criar o PDU.

2.     Auxiliar na implementação dos Planos de Desenvolvimento dos Cursos (PDC).

·       Fazer reuniões periódicas com as coordenações dos cursos.

·       Estabelecer relação com a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

3.     Promover uma maior interação entre a direção e as coordenações de cursos.

·       Fazer reuniões periódicas com as coordenações dos cursos.

4.     Propiciar infraestrutura para a implementação da graduação e da pós-graduação.

·       Fazer gestão junto as Pró-Reitorias de Orçamento e Planejamento (PROPLAN) e de Administração (PROAD).

·       Fazer gestão junto a Superintendência de Infraestrutura da UFVJM.

·       Fazer gestão junto à Reitoria.

5.     Propiciar melhores condições para desenvolvimento de todas as atividades, sejam elas acadêmicas, de pesquisa, de extensão ou aedministrativas.

·      Estar sempre atentos às demandas dos docentes, técnicos, coordenações de curso e discentes.

6.     Propor capacitações voltadas às necessidades dos servidores do ICT.

·      Estar atentos às demandas dos servidores técnico-administrativos.

·      Fazer gestão junto a Superintendência de Recursos Humanos (SRH).

7.     Estabelecer o compromisso de uma gestão democrática e participativa.

·      Procurar ouvir todos os segmentos da comunidade acadêmica do ICT.

·      Incentivar todos os segmentos a participar das decisões mais importantes dentro do ICT.

8.     Melhorar o processo de comunicação interna e externa, otimizando as estruturas, informatizando procedimentos e intensificando a divulgação da marca ICT.

·      Estabelecer compromisso de melhorias no trânsito das informações.

·      Criar ferramentas de comunicação interna e externa mais eficazes.

·      Divulgar a marca ICT.

9.     Consolidar e ampliar a infraestrutura física para o funcionamento adequado dos cursos, da administração acadêmica e dar suporte aos estudantes e docentes.

 

Planejamento e Compromisso pela Consolidação do ICT


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Propostas para Coordenação 2011/2013

Arlindo e Ernani

 

  • Estabelecer mecanismo para registro de solicitações
    • Estabelecer um fluxo para atendimento no intuito de melhorar a resposta da coordenação às diversas solicitações.

 

 

  • Delegar funções para evitar sobrecarga
    • Evitar que a coordenação se desvie de assuntos prioritários devido a sobrecarga gerada por tarefas que podem ser delegadas à outros órgãos ou comissões.

 

  • Manter a Coordenação sempre representada pelo Coordenador ou Vice
    • Manter a Coordenação sempre representada pelo Coordenador ou Vice garantirá uma continuidade das ações desenvolvidas.

 

  • Valorizar e aperfeiçoar o fluxo de informações e das decisões do colegiado
    • Disponibilizar no site do ICT as atas do Colegiado, bem como outros documentos de interesse da Comunidade Acadêmica.

 

  • Estabelecer quadro de horários para disciplinas obrigatórias da forma mais estável possível
    • Permite a melhor distribuição das disciplinas eletivas e optativas, atividades administrativas, além de melhorar a cobertura de monitoria.

 

  • Trabalho em parceria com a Direção e órgãos superiores
    • O trabalho em parceria maximizará a eficiência nas decisões da coordenação e evitará possíveis erros de conduta.

 

  • Ampliação e valorização do NDE para melhorar a atuação e integração com o Colegiado
    • O Núcleo Docente Estruturante é um órgão consultivo que tem como atribuição propor atualizações periódicas no Projeto Pedagógico do Curso. Um NDE bem constituído proporcionará uma evolução dinâmica e constante do PPC, consequentemente do BC&T.

 

  • Zelar pelo cumprimento de normas e regimentos
    • Normas e regimentos definem as possibilidades de ações impelindo à condutas adequadas.

 

  • A coordenação dará acolhimento às sugestões da comunidade acadêmica
    • Sugestões e críticas da comunidade acadêmica podem nortear as ações da coordenação melhorando sua integração e eficiência.

 

 

Compromisso com um trabalho sério para consolidação e reconhecimento social do BC&T

 


Eleições para o ICT e para o BC&T

postado em 8 de jun de 2011 12:39 por André Silva

No dia 28 de junho de 2011 serão realizadas eleições para definir o Diretor e Vice-diretor do Instituto de Ciência e Tecnologia e para Coordenador e Vice-coordenador do Bacharelado em Ciência e Tecnologia. A comissão eleitoral é composta pelo Professor Eduardo Gomes Fernandes, pelo Professor Filadelfo Cardoso Santos, pela Professora Graziela Dutra Rocha Gouvêa, pelo Servidor Anderson Matos Fernandes e pela Discente Raizza Gomes Medeiros.

  Eleições para Coordenação do BC&T

Abaixo divulgamos o Cronograma para a eleição que definirá o Coordenador e Vice-coordenador para os próximos dois anos. Vale salientar que são votantes apenas os servidores dos quadros permanentes de pessoal, a saber: de magistério superior que estejam em efetivo exercício no ICT e os professores eméritos.

Ou seja, os alunos não podem votar em Coordenador e Vice-coordenador, ficando a cargo apenas os professores do ICT, assim como está definido na RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSEPE, DE 20 DE MAIO DE 2011, em seu artigo 3° do capítulo 1°, o qual rege que “cada curso terá um Coordenador e um Vice-Coordenador, eleitos dentre os docentes com lotação no departamento ou órgão equivalente, do respectivo curso, por sufrágio secreto e universal com mandato de dois anos, permitida uma reeleição.”


CHAPA ÚNICA para COORDENAÇÃO:
Professor MSc. Arlindo Follador Neto (coordenador)
Professor Dr. Ernani Aloysio Amaral.

 

Calendário das eleições para Coordenador e Vice-coordenador

Período

Evento

Local

31/05

Lançamento do Edital das Eleições.

Quadro de avisos na secretaria do ICT e portal da UFVJM.

31/05 a 02/06

Prazo para inscrições dos candidatos e montagem das chapas.

Sala 04, Bloco I, campus JK. Horário: 09h00 às 11h30 e 14h00 às 16:30

03/06

Divulgação do deferimento ou indeferimento dos registros de candidaturas pela Comissão Eleitoral.

Quadro de avisos na secretaria do ICT.

06/06

Prazo final para recurso referente ao deferimento ou indeferimento das inscrições.

Sala 04, Bloco I, campus JK. Horário: 09h00 às 12h00

06/06

Divulgação do resultado do julgamento dos recursos, caso haja.

Quadro de avisos na secretaria do ICT. Horário 17h00

07/06

Prazo final para requerer impugnação.

Sala 04, Bloco I, campus JK. Horário: 09h00 às 12h00

07/06

Publicação de impugnação, caso haja.

Quadro de avisos na secretaria do ICT. Horário 17h00

08/06

- Prazo final para manifestação, por parte do impugnado, se ocorrer impugnação de inscrição da candidatura.

- Homologação dos registros de candidaturas.

- Sala 04, Bloco I, campus JK. Horário: 09h00 às 12h00.

-Quadro de avisos na secretaria do ICT.

Horário 17h00

09/06 a 27/06

Campanha Eleitoral.

17/06

Debate entre os candidatos.

Anfiteatro Campus I.

Horário 20h00 às 21h00

28/06

Votação para Coordenador e Vice-Coordenador do BC&T do ICT.

Saguão de entrada do pavilhão de aulas no Campus JK.

Horário: 08h30 às 15h00.

28/06

Prazo final para apuração dos votos.

29/06

Divulgação dos resultados pela Comissão Eleitoral.

Quadro de avisos na secretaria do ICT. Horário: até 12h00

29/06

Prazo final para recurso contra resultado da eleição.

Sala 04, Bloco I, campus JK. Horário: 14h00 às 17h00

30/06

Prazo final para julgamento de recursos contra resultado da eleição.

Quadro de avisos na secretaria do ICT. Horário: até 12h00

30/06

Encaminhamento do resultado da consulta à Congregação.

 

 











































  Eleições para Coordenação do BC&T

Abaixo divulgamos o Cronograma para a eleição que definirá o Diretor e Vice-diretor para os próximos quatro anos. Vale salientar que, nesse caso, são votantes os servidores dos quadros permanentes de pessoal, a saber: de magistério superior, do corpo administrativo e do corpo técnico que estejam em efetivo exercício no ICT, os membros do corpo discente do Bacharelado em Ciência e Tecnologia do Campus de Diamantina, a saber, os estudantes de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado, exceto aqueles com trancamento total de matrícula ou que não tenham se matriculado no 1º (primeiro) período letivo de 2011, também os professores eméritos.


CHAPA ÚNICA para DIREÇÃO:
Professor Dr. Paulo César de Resende Andrade (diretor)
Professor Dr. Lucas Franco Ferreira (vice diretor)

 

Calendário das eleições para Diretor e Vice-diretor

Período

Evento

Local

31/05

Lançamento do Edital das Eleições.

Quadro de avisos na secretaria do ICT e portal da UFVJM.

31/05 a 02/06

Prazo para inscrições dos candidatos e montagem das chapas.

Sala 04, Bloco I, campus JK. Horário: 09h00 às 11h30 e 14h00 às 16:30

03/06

Divulgação do deferimento ou indeferimento dos registros de candidaturas pela Comissão Eleitoral.

Quadro de avisos na secretaria do ICT.

06/06

Prazo final para recurso referente ao deferimento ou indeferimento das inscrições.

Sala 04, Bloco I, campus JK. Horário: 09h00 às 12h00

06/06

Divulgação do resultado do julgamento dos recursos, caso haja.

Quadro de avisos na secretaria do ICT. Horário 17h00

07/06

Prazo final para requerer impugnação.

Sala 04, Bloco I, campus JK. Horário: 09h00 às 12h00

07/06

Publicação de impugnação, caso haja.

Quadro de avisos na secretaria do ICT. Horário 17h00

08/06

- Prazo final para manifestação, por parte do impugnado, se ocorrer impugnação de inscrição da candidatura.

- Homologação dos registros de candidaturas.

- Sala 04, Bloco I, campus JK. Horário: 09h00 às 12h00.

-Quadro de avisos na secretaria do ICT.

Horário 17h00

09/06 a 27/06

Campanha Eleitoral.

17/06

Debate entre os candidatos.

Anfiteatro Campus I.

Horário 18h30 às 19h30

28/06

Votação para Diretor e Vice-Diretor do ICT.

Saguão de entrada do pavilhão de aulas no Campus JK.

Horário: 08h30 às 15h00.

28/06

Prazo final para apuração dos votos.

29/06

Divulgação dos resultados pela Comissão Eleitoral.

Quadro de avisos na secretaria do ICT. Horário: até 12h00

29/06

Prazo final para recurso contra resultado da eleição.

Sala 04, Bloco I, campus JK. Horário: 14h00 às 17h00

30/06

Prazo final para julgamento de recursos contra resultado da eleição.

Quadro de avisos na secretaria do ICT. Horário: até 12h00

30/06

Encaminhamento do resultado da consulta à Congregação.

  

IMPORTANTE:

A campanha das chapas para a Coordenação e Direção terá início às 08h00 do dia 09 de junho e se encerrará no dia 27 de junho de 2011 às 23h59. Durante a campanha será realizado um debate (exposição das propostas dos candidatos) no dia 17 de junho no Anfiteatro do Campus I.


O Jornal Ciência & Tudo acompanhará o processo na íntegra e divulgará as principais notícias!

 

Luan Alves
Glauber Freire

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