CTS

Fechamento do Ciclo de Seminários do ICT - 1º Semestre 2011

postado em 3 de out de 2011 14:31 por André Luiz Covre

No dia 16/06 foram realizadas mais três apresentações, que fizeram parte do Ciclo de Seminários do ICT. Os professores apresentaram suas linhas de pesquisa e apesar de pertencerem às áreas bem diferentes, correlacionaram suas pesquisas mostrando o quanto o conhecimento é interligado.

O Professor Arlindo F. Neto apresentou suas pesquisas feitas nas áreas de Rede de Computadores, Segurança Computacional, Computação de Alto Desempenho e Alta Disponibilidade Desenvolvimento de Aplicativos para WEB.

Já o Professor André Covre apresentou suas linhas de pesquisa com o seguinte título: Divulgação científica e publicação acadêmica: panorama nacional e necessidades regionais onde procura relacionar alguns aspectos contemporâneos sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade no que tange à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Coordena os projetos de extensão Ciência & Tudo, Leituras de Ciências Humanas e Aplicadas e trabalha na implantação do Laboratório de Mídia e Divulgação Científica (CTSL).

E finalizando as apresentações, o Professor Caio Olindo de M. e S. Junior apresentou suas pesquisas na área de óptica quântica, mostrando experiências feitas com fótons de luz e como interferir na velocidade das mesmas com a manipulação de barreiras.

Na semana anterior, o ciclo de seminários do ICT foi dedicado à Engenharia de Alimentos. E pode contar com dois professores formados na área que apresentaram palestras com temas de suma importância para a formação dos alunos do ICT.

No dia 09/6 O professor Diego Dias Carneiro apresentou a palestra sobre o tema "Estudo Computacional da Etapa Fermentativa da Produção de Cerveja e Proposta de uma Estratégia de Controle para o Processo". Ele descreve todo o processo cervejeiro interligado a uma modelagem matemática capaz de otimizar o processo de produção.

Já no dia 10/6 o professor Carlos Suzart falou sobre "Pós-graduação no Brasil na área de Engenharia de Alimentos: estudo de caso na UNICAMP". Na apresentação, ele pode mostrar a importância da pós-graduação e/ou doutorado e sua influência na economia e produção do país.  Ressaltou a escolha de áreas de interesse para desenvolver novos conhecimentos e se especializar, sendo essas escolhas feitas não somente após o termino da graduação.

Abaixo estão os links para os slides utilizados nas apresentações.

Desafio Sebrae

postado em 3 de out de 2011 14:23 por André Luiz Covre

O Desafio Sebrae tem como objetivos expandir o empreendedorismo entre os universitários implantando conceitos como associativismo, ética e competitividade, simulando o ambiente de uma empresa durante alguns meses.

Universitários do Brasil inteiro, divididos em equipes de 3 a 5 participantes, disputam um jogo onde se exige raciocínio lógico, ajuda mútua, conhecimentos de empreendedorismo e administração e é onde testam suas habilidades empreendedora e gerencial de pequenos e médios negócios.

Nesta edição do desafio, que teve início em maio e se finaliza em novembro, Minas Gerais foi o quarto estado com maior número de inscritos, dos 144641 inscritos 12079 são do Estado de Minas Gerais, que ficou atrás apenas de Paraná, São Paulo e Rio Grande do sul. O número de inscritos caiu em relação a 2010 quando Minas ficou em terceiro lugar com 12247 inscritos.

Na segunda fase que ainda está em andamento, Minas Gerais conta ainda com 4618 participantes, espalhados nas diversas instituições de ensino superior do estado.

Falando com universitários da UFVJM que participaram do desafio SEBRAE 2011, percebemos que muitos deles se desclassificaram não por um mal desempenho no jogo e sim por falta de atenção em datas de envios de decisão, por exemplo.

O número de inscritos da UFVJM cresceu significativamente se comparado com 2010, quando 165 discentes se inscreveram contra os 383 deste ano.
 

Rafael Garcia

Abertas inscrições para o Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia

postado em 4 de jun de 2011 12:20 por Jornal BC&T

Até 22 de Agosto, estudantes e pesquisadores interessados em apresentar e participar do Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia podem enviar seus trabalhos. O Prêmio deste ano tem como tema “Tecnologias para desenvolvimento sustentável” e as premiações serão divididas nas seguintes categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador e Integração.

O prêmio é uma realização da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia (RECyT), com patrocínio da Sangari do Brasil e do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT/ Brasil), além de parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o MovimentoBrasil Competititvo (MBC).

O regulamento completo está disponível no site: http://eventos.unesco.org.br/premiomercosul

Em Rede: No ABC, Mercadante cobra investimentos na Ciência e Tecnologia

postado em 4 de jun de 2011 12:19 por Jornal BC&T

O ministro da Ciência, Tecnologia e Informação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta sexta-feira que o Brasil apresenta um cenário de estabilidade econômica, mas que não pode se acomodar diante dos novos desafios, principalmente sob o prisma da nova geração.

Confira a notícia completa em:  http://www.reporterdiario.com.br/Noticia/289805/no-abc-mercadante-cobra-investimentos-na-ciencia-e-tecnologia.html

Em Rede: Debate na formação de doutores e pesquisa científica

postado em 4 de jun de 2011 12:18 por Jornal BC&T

BRASÍLIA  — A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática vai convidar o ministro da Educação, Fernando Haddad, para explicar a política do governo federal para a formação de mestres e doutores. A mesma audiência também vai abordar ações do ministério na área de iniciação científica, nos ensinos fundamental e médio.

Confira a notícia completa em: http://www.dci.com.br/Debate-na-formacao-de-doutores-e-pesquisa-cientifica-5-373442.html

Em Rede: China e Brasil discutem futuro de cooperação em ciência, tecnologia e inovação

postado em 12 de abr de 2011 13:49 por André Luiz Covre

Os ministérios da Ciência e Tecnologia da China e do Brasil realizaram hoje, em Beijing, o evento Diálogo de Alto Nível sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, prometendo reforçar a cooperação bilateral na área. O evento contou com a presença da presidente brasileira, Dilma Rousseff, que se encontra na capital chinesa em uma visita de Estado.

Segue o link com a matéria completa: http://portuguese.cri.cn/561/2011/04/12/1s134230.htm

Em Rede: Plataforma de conhecimento

postado em 11 de abr de 2011 13:07 por André Luiz Covre

Um único portal na internet agora irá conter as quatro bibliotecas virtuais do Centro Edelstein de Ciências Humanas (RJ). O Objetivo principal é facilitar o acesso de pesquisadores ao acervo de mais de 40 mil textos desenvolvido pelo centro nos últimos anos em parceria com outras instituições para que as publicações científicas brasileiras e latino-americanas cheguem ao exterior.

As bibliotecas podem ser acessadas em: www.bvce.org

E a matéria pode ser conferida na íntegra no link: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=76962

Reunião de Reitores com o Ministro Aloízio Mercadante sobre Investimento em pesquisa no Brasil também trata dos cursos do REUNI

postado em 11 de abr de 2011 13:05 por André Luiz Covre

No dia 24 de março mais de 47 reitores reuniram-se com o ministro da Ciência e Tecnologia Aloízio Mercadante no Conselho Pleno da Anfides (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). Entre vários temas, os presentes conversaram sobre a economia, educação e expansão das políticas de ciência e tecnologia, pesquisa e desenvolvimento. 

Mercadante salientou a necessidade de investimento em pesquisa e desenvolvimento, reconhecendo que os países que hoje possuem grandes centros de pesquisa só cresceram porque tiveram a presença das Universidades. Sendo assim, ele se propôs a criar novos fundos setoriais, como no setor financeiro, na indústria, construção civil entre outros.

A matéria, que pode ser conferida na íntegra no link http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4939:mercadante-e-haddad-reunem-com-reitores&catid=15&Itemid=100, também traz também um documento do secretário Luiz Cláudio Costa que trata dos concursos púbicos para o Programa Reuni 2011.

O documento refere-se especificamente aos concursos para professores substitutos que serão realizados durante esse ano para suprir as necessidades dos novos cursos, incluindo as disciplinas de Engenharia que os alunos do quinto período do BC&T deverão optar.

Em rede: Cientistas do Instituto de Química e Biotecnologia da Ufal desenvolvem reações químicas de olho na economia

postado em 18 de mar de 2011 22:26 por Luiz Augusto   [ atualizado em 22 de mar de 2011 07:54 por André Luiz Covre ]

"Pode soar estranho, mas é justamente nos momentos de crises econômicas que as maiores inovações são produzidas no mundo científico. O desenvolvimento do biodiesel é um dos maiores exemplos disso: foram nas crises do petróleo que diversos pesquisadores começaram a pensar numa alternativa de combustível para as nossas necessidades."
Mais informações no planetauniversitario: http://migre.me/45Nck

Em rede: Iniciação científica em química nos EUA

postado em 18 de mar de 2011 22:22 por Luiz Augusto   [ atualizado em 22 de mar de 2011 07:55 por André Luiz Covre ]

"A FAPESP (Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de São Paulo) lança a primeira chamada de propostas de pesquisa de 2011 do Programa Piloto de Estágio de Iniciação Científica nos Estados Unidos na área de química, apoiado por Universidades norte-americanas e paulistas, pela National Science Foundation (NSF) e pela FAPESP.
A chamada se destina a selecionar estudantes de graduação na área de química com bolsas de Iniciação Científica da FAPESP ou de outras agências."
Mais informações na Agência FAPESP: http://www.agencia.fapesp.br/materia/13586/iniciacao-cientifica-em-quimica-nos-eua.htm

1-10 of 10