Colunas‎ > ‎Você que manda‎ > ‎

Boas vindas, calouros!

postado em 17 de mar de 2011 13:57 por Fabiana Ribeiro   [ atualizado em 22 de mar de 2011 10:00 por André Silva ]

Mais um ano começa, efetivamente, agora que já se foi o carnaval. Começo, então, desejando a todos um feliz ano novo, de novas lutas e novos objetivos. Ou antigos objetivos e esperança renovada, tanto faz, o que importa é continuar em frente.

Um feliz ano novo ainda mais especial pra quem está mudando de vida completamente ao ingressar na Universidade agora: nossos calouros!

Sejam bem vindos à UFVJM! Tenham certeza de que todos os ajudarão no que precisarem.

Considerem-se vitoriosos por esta conquista e lembrem-se: vocês viverão uma das melhores épocas da vida. Ser calouro não é vergonhoso ou humilhante, pelo contrário, mostra que todas as dificuldades pelas quais você passou valeram pena. Se você está aqui hoje não deve este mérito a ninguém além de você mesmo. Orgulhe-se!

Nesta nova etapa você encontrará pessoas de todos os tipos e de vários lugares, com costumes diferentes dos seus. Irá se identificar, fazer novas amizades, algumas, sim, para o resto da vida.

Então aproveite ao máximo, conheça a cidade, os campi, os professores e lembre-se que todos aqui já foram calouros um dia, passaram pelas mesmas brincadeiras que você. Um dia você será veterano e terá seus próprios calouros para fazer as mesmas brincadeiras, só então verá como é gratificante, não pelo simples fato do gracejo, mas porque assim você percebe a sua evolução: ontem era você reclamando dos trotes e dos veteranos, amanhã você será o veterano.

Além das pessoas, aqui você terá contato com novas ideias, expandirá seu conhecimento não só nas áreas dos seu curso, devido às várias possibilidades que encontrará no seu caminho. Você se tornará uma pessoa mais aberta, formará opiniões concretas e mais realistas sobre o mundo. Crescerá! 

Nem tudo são flores e, é claro, não é fácil deixar pra trás a escola e, na maioria das vezes, a família. Mais do que nunca, você agora é responsável pela sua vida, suas decisões e atitudes. Sem falar na jornada de estudos que será maior do que o costume e você terá que se dedicar verdadeiramente a ela. A quantidade e a dificuldade das provas só aumentarão, o abalo emocional será inevitável, em algum momento você irá pensar em desistir, para depois pensar que, apesar de tudo, é isso mesmo que você quer, afinal, ninguém consegue nada sem esforço. Tudo isso agora é parte da sua vida. Você é um universitário!

Entrar na faculdade, no entanto, é muito mais do que fazer um curso e obter um diploma. É aprender sobre a vida em si. Aprender a “se virar” mesmo, sozinho, sem os pais pra lutar por você, ou professores que vão passar a mão na sua cabeça.

Pode parecer duro demais, mas é assim que tem que ser para que voce aprenda a lidar com o que te espera lá fora.

Independente do que aconteça, dos problemas e decepções que possam surgir, viva este período da sua vida com muita alegria e, quando ele acabar, não esqueça os seus sonhos, nem da esperança e humildade que você tinha quando calouro. Não deixe que algumas possíveis desilusões apaguem o brilho de um futuro promissor.

Sejam bem vindos calouros.

Comments