BC&T‎ > ‎

Pequena entrevista sobre o desenvolvimento do LOGO do ICT

postado em 4 de jun de 2011 12:57 por Jornal BC&T
Entrevistei, por email, o Sérgio Fernandes, da parte de Planejamento de Marketing da "Origem Comunicação e Marketing", empresa responsável pelo desenvolvimento do logo do ICT. Reproduzo abaixo as perguntas que enviei e as respostas do profissional, dadas em conjunto em um único parágrafo.

Perguntas:

1- Como surgiu a idéia da logomarca?
2- Qual foi o processo usado para desenhar a logomarca (softwares, formatos, profissionais de quais áres, etc.)?
3- Quais são os aspectos da logomarca (desenhos, figuras, cores, etc)?
4- Quais formas os objetivos que fundamentaram o desenvolvimento da logomarca?

Respostas:
A idéia surgiu com base em informações cedidas pelo cliente, no caso o professor Lucas. Ou seja, o processo criativo para o desenvolvimento de uma logomarca é sempre fundamentado em informações cedidas pelo cliente. Como: qual o público-alvo devemos atingir, qual o conceito a logomarca deve transmitir e, principalmente qual o tipo de serviço ou ideologia a logomarca deverá remeter. Portanto, a logomarca criada para o ICT foi construída com base em uma série de informações e foi desenvolvida com um conceito muito direto: “os três círculos menores representam as engenharias e o círculo maior, central, representa o núcleo. Já o quadrado onde os círculos estão inseridos, representa o todo, ou seja a universidade. Foram utilizadas técnicas de forma e contra-forma, estilizando o design e dando forma as ações do ICT. As cores utilizadas na logomarca foram baseadas nas cores da logomarca da UFVJM, para que houvesse uma associação direta com a universidade. O processo utilizado para desenhar a logomarca do ICT foi, inicialmente, esboços à mão, que posteriormente foram transpassados para o computador e manipulado pelos no software Corel Draw. 

Ressalto que o professor Lucas Franco Ferreira fez toda a negociação, contudo, segundo o próprio professor, "as dicas, sugestões e demais informações que envolveram a criação da logomarca, foram realizadas por alguns professores do ICT juntamente com o Prof. Paulo Cesar."

Agradeço a disponibilidade do Sérgio Fernandes e as informações fornecidas pelo professor Lucas Franco Ferreira.
Abaixo, disponibilizo uma prévia do logo do ICT:



Luiz Felipe Moreira Rocha
Comments