BC&T‎ > ‎

DESAFIO SEBRAE 2011

postado em 5 de jun de 2011 13:15 por Jornal BC&T   [ atualizado em 5 de jun de 2011 14:46 por André Silva ]
           O Desafio Sebrae é uma ferramenta muito importante para a construção do conhecimento, principalmente vinculada a área de empreendedorismo dos estudantes do Ensino Superior.    

           O Desafio Sebrae é um jogo empresarial que simula o dia-a-dia de uma empresa real. Os jogadores são desafiados a conviver com situações de stress, contratações de funcionários, reuniões com registros em ata, crises do mercado, dentre outras situações comuns na realidade profissional de um gestor.

Este ano o jogo chega à 12ª sua edição. Os 144.641 participantes inscritos assumirão a direção de uma empresa de bicicletas, contratando os responsáveis por cada área e administrando todo o processo, desde a produção de bicicletas, até as estratégias de marketing e vendas.

O Estado de Minas Gerais, segundo o Sebrae, é o quarto colocado em número de discentes inscritos, representando 8,4% das inscrições do Brasil.

 

Figura 1. Participações por estado no Desafio Sebrae 2011, por número de inscritos.

Dentre as universidades do estado, a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) é a quinta maior no jogo, com 383 discentes inscritos (3,17%).

Sob um âmbito nacional, o curso de graduação com o maior número de inscritos é o curso de Administração, representando 29% dos inscritos. O curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, além de ser de curta duração, ainda está em fase de implantação nas universidades brasileiras. Nesse sentido, o BC&T representa a pequena fatia de 0,49% (712 participantes) das inscrições no Desafio Sebrae 2011.

DECISÕES DA PRIMEIRA RODADA

Na primeira rodada, concluída na terça-feira dia 31, o número de decisões foi bem reduzido. Os jogadores tiveram que optar pela capacidade de produção da fábrica de bicicletas Infantojuvenis, bem como pela quantidade de insumos de produção que seriam adquiridos.

Ademais, foram apresentados currículos de gerentes administrativos, financeiros e secretárias. Para uma maior simulação da realidade, é possível acompanhar o perfil desses profissionais através do Twitter. Acesse o link dos perfis na tabela abaixo:

Tabela 1. Perfil dos profissionais do Desafio Sebrae 2011 no Twitter.

Cargo

Nome

Twitter

Gerente Administrativo Financeiro

Gastão Pechincha

@gastaopechincha

Paul Pança

@PaulPanca

Leona Leão

@leona_leao

 

Secretária

Olívia Tudo

@OliviaTudo

Leda Recado

@LedaRecado

Marta Garella

@MartaGarella

Fontes: www.desafio.sebrae.com.br


André Felipe Ferreira Silva
Luan Alves Souza
Raphael Esteves Marinho


Comments