BC&T‎ > ‎

Ciência & Tudo é contemplado em Edital PIBEX

postado em 17 de mai de 2011 10:30 por André Luiz Covre   [ 17 de mai de 2011 12:12 atualizado‎(s)‎ ]
Tenho o prazer de informar, como Editor do Ciência & Tudo, que fomos contemplados pelo Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex). A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM divulgou hoje o resultado dos editais 001/2011 e 002/2011 do Pibex 2001.

O jornal Ciência & Tudo concorreu como Projeto de Extensão vinculado ao Programa de Extensão "Telas e textos: práticas de compreensão e produção”. Desse modo, as ações extensionistas do Ciência & Tudo se darão de forma coordenada com outros dois Projetos do referido Programa, ambos coordenados pela Professora Juliana Leal, do BHU. São eles: "Cine Mercúrio: movimentação de culturas e linguagens" e “Dia de leitura: entre palavras, canções e imagens”.

Para finalizar esta excelente notícia, gostaria de deixar aqui meus agradecimentos a Equipe do C&Tudo, ao Institudo de Ciência e Tecnologia da UFVJM e principalmente aos alunos José Ernane e Luan Alves, que idealizaram o jornal no final de 2010, e André Silva, pelo trabalho que tem realizado no desenvolvimento do site.

Para saber mais sobre o Projeto aprovado, consulte as informações em https://sites.google.com/a/ict.ufvjm.edu.br/andrecovre/projetos. Abaixo, reproduzo de forma resumida algumas metas estabelecidas pelo projeto:

1) Implementar e atualizar quinzenalmente um jornal online, vinculado ao ICT/UFVJM-Diamantina, que possibilite promover uma divulgação científica vinculada as áreas do Instituto e do curso BC&T;

2) Abrir espaço para que a sociedade Diamantinense se insira textual-ideologicamente na Universidade.
Duas serão as estratégias utilizadas pelo Jornal Ciência e Tudo para dar conta dessa que é a sua meta mais importante: a) estabelecer reportagens e entrevistas vinculadas a sociedade Diamantinense, na tentativa explícita de trazer para dentro do jornal a voz dos moradores da cidade de Diamantina; b) no que diz respeito à vinculação do Projeto ao Programa de Extensão “Telas e textos: práticas de compreensão e produção”, pretendemos atuar de forma a dar publicidade ao produto (principalmente escrito) dos alunos participantes do Projeto “Dia de leitura: entre palavras, canções e imagens”, na medida em que abriremos espaço, em sua coluna “A Voz do Vale” para a publicização dos referidos produtos escritos;

Desse modo, mais do que um espaço para divulgação cientifica, onde a Universidade divulga sua produção científico-tecnológica, o Jornal Ciência e Tudo abrirá espaço, por meio da Coluna “A Voz do Vale”, para que a sociedade se expresse dentro da Universidade, para que alunos em idade escolar publicizem suas produções e sintam-se valorizados. Procura-se, portanto, promover uma via de mão dupla entre o que se diz na Universidade e o que se diz na Sociedade.

3) Publicar bimestralmente uma versão impressa (que contenha conteúdos publicados pela versão online, mas escolhidos especificamente para versão impressa) e distribuí-la na Cidade de Diamantina.

André Covre
Comments